Quem Sou

A Fundadora

Sou a Ana Isabel dos Santos Ferreira.

Tenho 47 anos, mãe solteira da Flora com 9 anos, cuidadora das gatas Ísis e da Oxum, de uma Oliveira, uma romãzeira, de várias plantas e do sonho de uma nova humanidade.

Filha de Maria Arlete e do Manuel, ambos do outro lado da existência. De família de sangue tenho um irmão mais novo, e de família de coração vários amigos e seus filhos. Somos uma tribo de pessoas dedicadas ao desenvolvimento pessoal e com o compromisso sério de caminhar na vida de forma consciente.

Nasci numa família humilde, com pais com a quarta classe, sem posses financeiras, e licenciei-me em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Apesar de não ter feito a cadeira de Biologia e de Matemática na secundária, sendo uma delas obrigatória para entrar na faculdade de Psicologia, estudei sozinha Biologia e consegui ter média para entrar.

Já na faculdade, não tendo tido matemática desde o nono ano, no meu primeiro exame de matemática na faculdade tive 1 valor e meio. Pedi explicações a um professor explicador de renome, que se recusou a me ajudar pois considerou que seria impossível sem eu ter tido matemática previamente, e não queria prejudicar a sua reputação.

Estudei sozinha matemática durante 1 ano, e no terceiro e último ano de matemática e de estatística, tive 17 valores e meio.

Sempre gostei de aprender e sou uma auto didacta de Alma. Apaixonada pela verdadeira Sabedoria.

O que se manifesta nas inúmeras formações que sempre fiz ao longo dos anos, nas inovações que sempre trouxe nos contextos em que trabalhei,

E nas técnicas terapêuticas que criei, e que são hoje marcas registadas.

No valor que acrescento nos serviços que presto, e que me diferencia, está o conhecimento adquirido ao longo de 25 anos de carreira, bem como a minha experiência pessoal de vida, e profissional, tendo impactado milhares de vidas. E é nesse território que o Conhecimento se transforma em Sabedoria.

Em criança escrevi uma carta a mim mesma, sobre o que era importante na vida, porque achava que os adultos se esqueciam. Hoje, tenho a certeza que tinha razão.

Grande parte do meu trabalho é o de oferecer ferramentas e caminhos de consciência para cada um se reconectar à sua verdadeira essência, bem como partilhar o que sei com pais, para garantirem que os seus filhos não se desviam dela, e que criam uma vida onde podem manifestar o seu potencial e serem verdadeiramente realizados e felizes.

Natural de Campo de Ourique, fiz a primária numa escola que recebia crianças do extinto Casal Ventoso. Havia muita violência nos recreios, MUITA, espancamentos, e recordo-me de chorar chocada com o que via. Até ter decidido desenvolver o meu primeiro projecto de intervenção comunitária, e como era a melhor aluna da turma, trocava o meu apoio escolar a meninos que tinham dificuldades e que eram também eles violentos, em troca de defenderem nos recreios as vítimas de bullying.

Não é de espantar que terminado o curso, tenha trabalho uma década em escolas e bairros violentos, na área de implementação de programas educativos e de desenvolvimento comunitário, tendo sido sempre conhecida por ser uma psicóloga de campo e não de gabinete, que mete a mão na massa. Cheguei a receber reconhecimento a nível nacional, pela inovação e resultados na área da promoção da paz.

Em alguns destes projectos fui confrontada de tal forma com a maldade humana no que toca a crianças- situações de violência e abuso sexual- bem como com a apatia existente, que me mudaram para sempre como ser humano.

Apesar do bom trabalho, não tendo interesse em me saber mexer em corredores politizados e por me manter fiel aos meus princípios, fui “empurrada” para uma mudança de carreira e comecei a trabalhar por conta própria em 2008.

Fiz formação contínua ao longo dos anos, dentre as quais destaco duas áreas principais.

  1. O trabalho com grupos/famílias- constelações familiares, sociodrama/psicodrama, teatro do oprimido, pedagogia sistémica. Destaco aqui dos trabalhos principais de investigação que no final de curso: comunicação de casal (prevenção do divórcio); inquérito apreciativo, inteligência emocional, terapia provocativa/ compassiva, o uso de metáforas na reconstrução de narrativas.
  2. terapias complementares – terapia multidimensional, reiki, florais de bach, sexualidade sagrada, Theta healing, ressignificar quântico, holocromos, dragon coaching, terapia regressiva para crianças e trabalho com plantas medicinais sagradas do sul da América.

Curiosa e exploradora, fui convidada a trabalhar num centro espírita como médium de cura, a acompanhar xamãs em cânticos de cura que recebia por me considerarem uma igual, entre outras situações incomuns, que me levaram a uma jornada profunda sobre o que é espírito, alma, cura e terapia querem verdadeiramente dizer.   Tendo estado à frente de vários espaços terapêuticos, a trabalhar com outros profissionais na área das terapias alternativas, ganhei um sentido muito crítico em relação às mesmas, por observar que a falta formação de muitos profissionais conduzia à retraumatização do paciente.

Desenvolvi então um projeto que alia a Psicologia à Espiritualidade – a Escola Cristalina- onde trabalho com uma equipa de alunos/ terapeutas com milhares de horas de formação e de experiência. Criei o mé todo da Cura Cristalina e das Constelações Cristalinas, ambos marcas registadas.

Não sendo uma psicóloga convencional, actuo na psicologia da “velha guarda”, a psiché- o estudo da Alma.

Considero a espiritualidade um assunto muito sério, que deve conectar o ser humano a si mesmo e ao seu potencial total, holístico, e não dissociá-lo da realidade. Pelo contrário, deve ser uma promoção da Presença.

Na minha abertura aos reinos multidimensionais, os Dragões de Luz sempre se fizeram sentir presentes, e são os meus grandes mentores. Com a sua orientação, construí a Escola Cristalina, com outros Cristalinos de Alma. Sonhamos com uma nova Humanidade 🙏❤️💎

A Escola Cristalina nasce de um sonho meu antigo de juntar a Psicologia à Espiritualidade.

Ana Ferreira
Scroll to Top